Rituais do espiritismo | Festas, batismo, crenças, costumes e mitos

Conheça a linhas da doutrina do espiritismo

O importante a ressaltar é o que o espiritismo não possui qualquer tipo de ritual ou costume religioso.

A doutrina espírita segue outra lógica, entende-se que Deus único e verdadeiro manifesta-se por espíritos puros. As práticas mais recorrentes da religião é fazer preces intercedendo por Jesus e bons espíritos.

Sendo assim, não pratica-se danças ou procissões, paramentos de vestes especiais, altares, imagens, andores e velas.

Bem como não praticam-se promessas e despachos, administração de sacramentos, cobrança de dízimo ou confecção de horóscopo, cartomantes, entre outros.

Rituais do espiritismo no batismo

espiritismo rituais sagrados

Inclusive, a religião não se utiliza do batismo como um ritual segmentado. Para o espiritismo, o batismo não possui grandes significados, pois interpretam o batismo realizado na bíblia de uma maneira diferente das outras religiões que praticam.

Popularmente, o batismo estabelece a ligação entre a pessoa e Deus, bem como cria a responsabilidade de padrinhos também auxiliarem os pais na criação e orientação da criança durante a vida. Para o espiritismo kardecista, essa ligação com Deus acontece nas ações cotidianas, na prática da caridade, no esforço de fazer a reforma íntima e amar ao próximo como a si mesmo.

O casamento também é uma prática reconhecida pela rela religião como instituição, mas não propriamente como um rito, ou seja, não existe cerimônia religiosa no casamento espírita, bem como não é obrigatório se casar durante a vida.

Isso logicamente porque o espiritismo não institui sacramentos ou dogmas. O casamento espírita segue a lógica do civil onde um dos familiares dos noivos pode realizar uma prece. Não é preciso de um orador específico para realizar o procedimento.

Leia Também:

 

Considerações finais

Basicamente, os espíritas tendem a seguir os ensinamentos e mensagens de bondade deixadas por Jesus e não para isso não precisam fazer o uso de determinadas práticas e rituais. Além disso, o espiritismo não segue determinadas festas ou costumes.

https://youtu.be/wbyqDBjDDFg

A religião tem como principal crença a evolução espiritual e reencarnação do ser humano em que algum dia a sociedade atingirá um nível de bondade.

Além do mais, leva-se como princípio a existência de um Deus único e onipotente que deixou Jesus como um grande espírito que veio nos ajudar a pregar o bem e evoluir como pessoa.

Deixe um comentário

*