Espiritismo em geral

Divórcio no espiritismo | A visão espirita sobre divórcio

O Espiritismo vê o divórcio como uma consequência de um relacionamento problemático, que já passou por tentativas de reformas, mas não tem mais possibilidade de existir pelo desgaste pelo qual os envolvidos passaram.

Além disso, o divórcio é considerado um instrumento para que as duas partes consigam recuperar suas vidas, moral e legalmente.

O aumento dos casos de divórcio em nossa sociedade acontece ao longo do tempo por conta da falta de estrutura da personalidade. É como se fossemos crianças e não tivéssemos discernimento para saber como ter um relacionamento com amor de verdade.

Com isso, ficamos seduzidos com a ideia de partir para tentações fora do casamento, que parecem uma fuga da monotonia.

Como acontece o Divórcio no espiritismo?

divórcio espiritismo emmanuel

Casamentos são desestruturados por conta da procura de realização fora de casa.

Quando o ser humano está carente, uma paixão pode ser despertada com pouco e pode ser confundida com amor de verdade. Cada um deveria saber até que ponto é possível manter um relacionamento, afinal de contas, ninguém nasceu para sofrer.

No entanto, a constante troca de parceiros não soma nada para o indivíduo. Aprendizado requer esforço e quando o assunto é relacionamento amoroso, isso envolve muita paciência, tolerância, compreensão e aceitação de diferentes pontos de vista.

O Espiritismo defende que todo mundo tem o direito de tentar novamente, com o cuidado de não confundir laços de amor com qualidades irreais provocados por uma paixão.

Veja também:

 

Não separeis o que deus juntou evangelho segundo o espiritismo

Muitos casais se unem para fugir da família (pai, mãe e irmãos) ou para praticar sexo sem consequências graves e maiores despesas.

A união irresponsável eventualmente mostra a imaturidade do casal em situações de divisão de espaços e convivência mútua. E essas situações expõem o problema ético da sociedade e a solidão do homem.

Enquanto o ser humano não se estruturar interiormente, seus passos serão errôneos e estarão sempre rumo à destruição.

Como o Espiritismo tem como doutrina as questões da imortalidade da alma e da reencarnação, a consciência da justiça divina acaba lhe provendo dignidade, ao mesmo tempo em que todas as ações na Terra deverão ser regularizadas de acordo com as leis do Cosmos em próxima oportunidade.

 

Vídeo | Divórcio – Visão espírita