Espiritismo em geral

Batizado espirita | Batismo na visão espirita

A palavra batismo tem origem grega, que vem do verbo baptizo. Significa imersão, banho, purificação.

É uma cerimônia presente em várias religiões. Sacramento da Igreja Católica. Rito de iniciação, purificação e consagração em diversas crenças. Na Doutrina Espírita, não existe o ritual do batismo, como ocorre em outras religiões.

O Espiritismo considera que a renovação interior das pessoas é mais importante que os rituais. Argumentam os espíritas que Jesus não realizou batismos, mas respeitava aqueles que realizavam batismos, como o profeta João Batista.

O batismo e Jesus Cristo

principais rituais do espiritismo

Destaca o Espiritismo que Jesus não faz menção ao batismo, enquanto ritual, mas ao renascimento através da purificação do espírito, por meio da transformação pessoal de pensamentos e comportamentos, e da reencarnação. O profeta João Batista disse que Jesus batizaria com o Espírito Santo e Fogo.

Espirito Santo simboliza a ligação com Deus e Jesus, e foto seria referente à eliminação do que é ruim e mal na pessoa.

O batismo, que é a ligação dos fiéis com Deus, acontece no espiritismo por meio da busca à perfeição, da reforma íntima, de amar o próximo como a si mesmo e não existem rituais específicos ou dogmas. Deve ser seguida a máxima “fora da caridade não há salvação”.

O fiel espírita deve se manter em aprendizado contínuo e transformação individual, o qual proporciona a vida em comunhão com Deus.

 

Considerações finais

batismo na visão espirita

Quando a criança já possui idade suficiente para a perfeita assimilação dos ensinos críticos em espírito e verdade, ela deve ser evangelizada para poder compreender maneiras de alcançar boas virtudes morais e melhorar suas qualidades e trabalhar suas imperfeições para que possa evoluir espiritualmente.

Em outras palavras, o batismo enquanto cerimônia não transforma a vida das pessoas. Não são os elementos, como a água e óleos especiais utilizados nos rituais, que purificam e renovam o espírito, mas a conversão verdadeira a Deus, através de Jesus Cristo, em espírito.

A superação das provações e o aprimoramento espiritual traduzem o sentido do batismo. Ao final desta jornada, vem o Batismo do Espírito Santo, que concede os dons essenciais para a evolução da alma.

Gostou desse artigo? Leia outros textos em nosso blog!

Veja também:

 

Vídeo | Palestra espirita sobre o batismo